segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

AE - Amor-Exigente

O Amor-Exigente (AE) era um dos setores da Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), fundada por Pe. Haroldo Joseph Rahm, SJ.
Hoje, entretanto, é uma Federação Brasileira (FEBRAE) com centenas de Grupos espalhados por todo o Brasil.
Milhares de famílias com seus jovens e muitas escolas são atendidas, semanalmente, por este trabalho, que é respeitado não só por sua credibilidade, mas também por seus resultados positivos.
Fundado nos Estados Unidos por David e Phyllis York, o movimento foi trazido para o Brasil por Pe. Haroldo Joseph Rahm, SJ, que desde 1978 desenvolve em Campinas um trabalho de Recuperação de Dependência Química, na Fazenda do Senhor Jesus.
O Amor-Exigente, programa de prevenção e orientação contra drogas, também era uma premente necessidade social.
Da falta de recursos financeiros da APOT, de suas múltiplas carências, nasceram os cursos que, de certa forma, ainda hoje subsidiam a obra.
Amando e amparando sempre os excluídos, Pe. Haroldo amplia a abrangência da atuação da APOT com o Programa de Meninos de Rua.
Nesta busca de fé, de esperança, surge o Amor-Exigente.
Em fevereiro de 1984, no aeroporto de Miami, carregado de malas e excesso de peso (material ganho nos USA para a Fazenda do Senhor Jesus), voltando para o Brasil, e como sempre sem dinheiro... Pe. Haroldo recorre a um dos seus amigos para liberar a bagagem. Com a liberação, ganha também um livro, que foi o início de tudo.
Numa sentada, lê o TOUGHLOVE, de Phyllis, David York e Ted Wachtel: é a história de um casal de terapeutas familiares com três filhas, as três envolvidas com drogas.
Mostra a criação de grupos de apoio à família e analisam dez pontos básicos, também chamados princípios que desestruturam e inibem os pais.
A proposta deles aponta o caminho para a solução dos casos de pais e filhos problemáticos.
Encantado e profundamente afinado com esses conceitos, Pe. Haroldo entra em contato com o grupo americano: recebe deles uma doação e todo o incentivo para trabalhar nesta linha.
A tradução do livro Toughlove dá início ao movimento. No começo, difícil e devagar.
Em 1979, num dos Cursos de Relaxamento e Autoconhecimento ministrados por Pe. Haroldo e Drª. Núbia Maciel França, Srª. Mara Sílvia Carvalho de Menezes fica conhecendo Pe. Haroldo e sua obra.
Nessa época, engajou-se em sua equipe e nunca mais se afastou.
Mas foi em 1985, ao perder seu filho mais velho num acidente de carro, que viria assumir o Amor-Exigente.
Seu filho não era um dependente químico, tinha acabado de completar 20 anos, fazia o 2º ano de Medicina e, como todos os filhos, era muito especial.
Ao perdê-lo, Mara Sílvia compreendeu o quanto vale a vida de um jovem e conheceu o sofrimento de quem o perde.
Nesse instante, brotou-lhe, no fundo do coração, uma vontade enorme de ajudar outros jovens... Já conhecia os “meninos” (residentes) da Fazenda do Senhor Jesus e propôs-se a defendê-los, informá-los, chegar em sua vida antes do vício, da dependência, da Aids.
Queria também, ajudar a família, mostrar aos pais que seu filho estava vivo, que, juntos, podiam recomeçar, que não era o fim.
Incentivada e apoiada irrestritamente por Pe. Haroldo, iniciou seu trabalho.
Sua função principal sempre fora a de ser mãe, esposa e dona de casa. Mas, preparou-se com dedicação e determinação visando a um único objetivo: aprender para ajudar.
Acreditando com absoluta convicção de que o Amor-Exigente era o caminho, a voz e a vez da família brasileira dizer Não às Drogas e Sim à Vida, Mara Sílvia adaptou aos Dez Princípios do Livro Toughlove, mais dois princípios para melhor atender à nossa realidade brasileira. Venceu suas limitações e hoje, é considerada como um dos maiores expoentes de Recuperação de Dependentes Químicos e seus Co-Dependentes, no Brasil com reconhecimento internacional.



O Que é o Amor-Exigente ?

O Amor-Exigente – AE é um programa para pais atormentados pelo comportamento inaceitável dos “adolescentes” ou “jovens” e até mesmo adultos que ainda não conseguiram fazer a transição para a idade adulta e são tão dependentes de seus pais como os adolescentes.
O fundamental para o AE é o grupo de apoio pais/comunidade. O grupo de apoio pais/comunidade aproxima os pais desses jovens para que aprendam a olhar para os seus problemas de maneira diferente e gradualmente mudem suas reações diante do comportamento de seus filhos.
O grupo também tenta atingir as escolas, o sistema judiciário, os órgãos governamentais, para que compreendam os propósitos e estratégias do AE e consigam uma abordagem coordenada desse dilema social.
Isso significa colocar de lado suas suposições a respeito de motivos ocultos e razões psicológicas e observar melhor seu filho intolerável.
A dificuldade para se dar este primeiro passo, aparentemente simples, está no fato de que, quando a maioria dos pais já tentou diversas soluções sem muito sucesso e necessitam de ajuda, a fim de determinar qual o comportamento real que devem enfrentar e quais os pequenos passos que podem dar no início.
O AE também é um programa preventivo e corretivo que ajuda os pais a enfrentar o problema de jovens dependentes de álcool e drogas, adotando esforços para que eles mudem de comportamento.
O AE não é uma solução rápida, mas um processo gradual que ajuda os pais a sair da posição e do sentimento de abandono em que se encontram. Através de uma seqüência de pequenos passos os pais fazem com que seu jovem problemático se torne responsável pelas conseqüências de seu comportamento inaceitável.
O Amor-Exigente encoraja a pessoa a agir, em vez de só falar; constrói a cooperação familiar e comunitária; desencoraja a agressividade e a violência.


Para quem é o Amor-Exigente ?


É para todos os que querem prevenir problemas e/ou querem trabalhar por sua Comunidade. A família e a escola devem ter a oportunidade de conhecer o Amor-Exigente.
Entretanto, a maioria das pessoas que procuram o AE são pais em busca de apoio, porque já têm problemas com os filhos. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e pudor... Acabaram de ver confirmadas as suspeitas: seu filho está usando drogas!
Ou então, são pais que já tentaram tudo, e o Amor-Exigente é o último recurso. Seus jovens passaram por um lento processo de desajustes na escola, em casa, na rua e estão chegando a um ponto insustentável. A família inteira está se desestruturando rapidamente. Para esta família, o Amor-Exigente é essencialmente importante.
E nossa proposta é analisar profundamente os doze princípios básicos do AE e estabelecer, a partir deles, uma nova dinâmicas de relacionamento dos familiares com seus entes queridos de comportamento distorcido.


O que são Grupos de Amor-Exigente ?

São grupos de apoio nos quais os próprios membros se ajudam, na tentativa de mudar seus comportamentos e, conseqüentemente, os comportamentos dos seus. São grupos de ação. Não são grupos de falação ou oração.
As reuniões são semanais. Nelas os familares recebem informações, esclarecimentos e são orientados a não aceitarem comportamentos agressivos e violentos. Esta não aceitação acaba desencadeando no outro a decisão de mudar de atitude.
Fixar limites ou metas semanais, com a ajuda e criatividade do grupo, é o que dá coragem e condições aos familiares, para que, passo a passo, eliminem as atitudes inadequadas.
Analisando e refletindo sobre os doze princípios básicos do Amor-Exigente, concluímos que aí estão expressas as principais causas dos desajustes individuais e familiares. Este programa propõe, portanto, a solução para isso. A família analisará os princípios e, a vivenciarem a proposta, uma nova dinâmica atuará no relacionamento entre seus membros.


Amor-Exigente: O que“É” e o que “NÃO É” :

* Somos um grupo de apoio e não grupo terapêutico.

* Somos grupo de apoio a familiares, professores e jovens.

* Lidamos com comportamentos, não com emoções, embora emoções e sentimentos sejam consideradas e respeitadas.

* Não somos conselheiros profissionais.

* Não temos filiação com qualquer grupo religioso ou partido político.

* Não podemos dar a você respostas imediatas para seus problemas; o que podemos fazer é mostrar-lhe que você não está sozinho, que você tem os seus direitos e valores e merece ser tratado com respeito.

* Temos um processo de mudança que você pode usar como guia.

* Não há prescrições (receitas prontas); você faz seus próprios planos e obtém apoio do grupo para seguir adiante com suas decisões.

* O Amor-Exigente não advoga nem apóia abusos físicos ou verbais.

* O Amor-Exigente não advoga nem apóia a exclusão dos filhos. Nós oferecemos aos nossos filhos opções e eles, escolhem o que mais lhe convier.

* O Amor-Exigente é um programa de auto-ajuda eficiente aos pais de jovens desregrados e para os profissionais que trabalham com eles.

* O Amor-Exigente é uma combinação de princípios e ações que, juntos, podem ajudar você a mudar e a retomar o controle de sua família.

* O Amor-Exigente é uma rede de familiares, de professores, de jovens e profissionais trabalhando juntos para promover mudanças nas vidas de seus filhos/alunos que são impossíveis, incorrigíveis, incontroláveis, agitados, física ou verbalmente abusivos, têm problemas na escola ou legais e destroem a família.


Os Doze Princípios

1º) Raízes Culturais.
Os problemas da família são inerentes ao mundo atual.

2º) Os Pais Também São Gente.
Pais e familiares também são gente. Professores também são gente.

3º) Os Recursos São Limitados.
Os recursos materiais e emocionais dos pais e dos professores têm limites.

4º) Pais E Filhos Não São Iguais.
Pais e filhos não são iguais. Professores e alunos não são iguais.

5º) Culpa.
A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação. É tempo de parar de se culpar o outro e de começar a agir com novos propósitos.

6º) Comportamento.
O comportamento dos filhos afeta os pais; o comportamento dos pais afeta os filhos; o comportamento dos alunos afeta os professores; o comportamento dos professores afeta os alunos.

7º) Tomada De Atitude.
Tomar atitude ou fechar questão pode precipitar uma crise e gerar um impasse. Portanto, devemos tomá-las em equipe.

8º) A Crise.
Das crises bem administradas surge a possibilidade de mudanças positivas.

9º) Grupo De Apoio.
As famílias precisam dar e receber apoio na comunidade e/ou escola, para que possam mudar sua atitude e a atitude dos filhos/alunos.

10º) Cooperaração.
A essência da Família e da Escola repousa na cooperação, não na convivência. É preciso viver a Cooperação se queremos ensinar Cooperação.

11º) Exigência Ou Disciplina.
A Exigência na Disciplina tem o objetivo de ordenar, organizar nossa vida, a vida de nossa família e da escola.

12º) Amor.
O Amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um amor que exige, orienta e educa.


Os Doze Princípios Éticos

1º) Respeitar a dignidade da pessoa humana.

2º) Manter sigilo em relação a depoimentos e identidade dos participantes do AE. O sigilo somente poderá ser quebrado com autorização expressa do interessado, ou quando houver risco para si ou para terceiros.

3º) Ser fiel, honesto e verdadeiro na vivência e transmissão da proposta do AE.

4º) Respeitar e cumprir o estatuto e o regimento da FEBRAE.

5º) Transmitir os princípios do AE observando as possibilidades de cada integrante.

6º) Relacionar-se fraternalmente e com respeito com os membros coordenadores e grupos de AE.

7º) Agir com respeito e fraternidade no relacionamento com entidades afins.

8º) Manter o caráter de grupo leigo e voluntário.

9º) Notificar a FEBRAE eventuais pronunciamentos incompatíveis com a proposta do AE.

10º) Promover a espiritualidade nos grupos de AE, respeitando a crença de cada um.

11º) Não utilizar grupos de AE para obter vantagens pessoais de qualquer natureza.

12º) Evitar divergências e disputas de poder entre as lideranças dos grupos de AE.

Um comentário:

  1. Qual a origem histórica da noção Dependência Química? Os psicólogos criadores do A.E. eram Junguianos?

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