segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Nicotina

Tabagismo ou ato de fumar é considerado o maior de todos os vícios criados pelo homem, gerando conseqüências nocivas ao organismo. Pesquisas feitas constataram que o tabagismo é responsável por:
- 80% das mortes por câncer pulmonar;
- 80% dos casos de enfisema pulmonar;
- 100% dos casos de tromboangeite;
- 70% das bronquites crônicas.

Tabagismo é o maior problema de saúde pública, por ser altamente nocivo, veja:

1. Substâncias perigosas no cigarro:

* Nicotina – composto oleoso que em doses concentradas se torna um poderoso veneno, inclusive é usada com inseticida. É uma substância que provoca a dependência, pois estimula o SNC.

* Alcatrão – substância marrom escuro. Contém cerca de 300 outras substâncias em sua composição, entre elas os hidrocarbonetos, benzopirenos.

* Monóxido de Carbono – o sangue tem grande afinidade com o monóxido de carbono , maior que o oxigênio.Na sua presença fica reduzida a capacidade dos glóbulos vermelhos de carregarem o oxigênio do sangue, privando o organismo de cumprir a função respiratória de maneira eficiente.

* Fenóis – substâncias corrosivas venenosas responsáveis pela ação cancerígena no organismo.

Estas substâncias são as mais conhecidas, porém existem outras também com grande teor de periculosidade, mas não vamos mencionar aqui.



2. Efeitos do tabaco no organismo:

* Pulmão – tosse crônica, bronquite crônica, enfisema pulmonar.

* Coração – enfarto do miocárdio, endurecimento das artérias, angina no peito.

* Olhos – irritação.

* Doenças Circulatórias – acidentes vasculares cerebrais, arteriosclerose e aneurisma da aorta.


O fumante tem mais chances de contraírem câncer no pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga, rins e pâncreas. Os riscos de tais doenças aumentam na mesma proporção de cigarros fumados. Na gravidez – a mulher que fuma, aumenta o risco de abortamento, sangramento e outras complicações. Substâncias tóxicas do cigarro passam através da circulação atravessando a placenta.


Tais substâncias prejudicam o desenvolvimento do feto e a si própria como:

* Deslocamento prematuro da placenta;
* Ruptura prematura da bolsa;
* Crianças com menor peso, menor comprimento;
* Bebê pode nascer com defeitos congênitos;
* Aumenta o risco de síndrome de morte súbita infantil;
* Compromete a inteligência da criança;
* O rendimento intelectual dos filhos de mães fumantes é menor que o de filhos de mães não fumantes.

O risco de crianças pequenas contraírem uma infecção respiratória (bronquite, pneumonia e complicações de asma) aumenta quando elas são obrigadas a viver em ambientes poluídos pela fumaça do cigarro.



3. Poluição Tabágica Ambiental:

O OMS aponta o fumo ou tabaco como a maior e mais comum fonte poluidora ambiental. Um ambiente poluído por cigarros tem além de um alto teor de monóxido de carbono, a presença de inúmeras substâncias tóxicas.
Segundo alguns especialistas, os fumantes passivos fumam involuntariamente até 20% ou mais do total do cigarro consumido pelo dono da fumaça. Está comprovada também que crianças que convivem com tabagistas sofrem infecções respiratórias baixas como: bronquite, episódios asmatiformes, pneumonia, broncopneumonia.
Algo preocupante trem sido os resultados de diversas pesquisas, que demonstram que não-umantes que vivem durante 15 anos ou mais ao lado de fumantes tem desenvolvido câncer no pulmão em maior quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário