segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

NA - Narcóticos Anônimos

Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto as Fôrças Aliadas quanto os nazistas visando dar aos seus combatentes meios de inibir a fome, com a distribuição de moderadores de apetite; estancar a dor, com o emprego freqüente e indiscriminado de morfina; e vários outros tipos de drogas psicoativas tanto lícitas quanto ilícitas, transformou numa grande escala aquele bravos heróis em um grande número de homens dependentes destas substâncias psicotrópicas.
O pós-guerra fez com que os jovens dependentes químicos da ocasião procurassem ajuda nos Grupos de Alcoólicos Anônimos por verem o resultado obtido com os alcoólatras.
Por uma questão de linguagem e comportamento, sentiram necessidade de formar o seu próprio grupo, e iniciaram desta forma em 1953, no sul da Califórnia, Estados Unidos, o primeiro grupo de mútua ajuda cognominado “NARCÓTICOS ANÔNIMOS”.
Adotaram os Doze Passos e as Doze Tradições da Irmandade Co-Irmã de Alcoólicos Anônimos, mantendo a mesma filosofia, acrescentando o necessário para os novos tipos de dependências. Assim... O termo “adicto” (palavra greco-romana que significa escravo) foi inserido em sua literatura oficial, generalizando desta forma a multiplicidade de dependências.
Não se sabe com exatidão por quem foi fundada esta irmandade, que vem prestando tão relevantes serviços à humanidade.
Mas a Irmandade cresceu desordenadamente, e logo se espalhou por várias partes dos Estados Unidos.
Ficou evidente desde o início, a necessidade de uma literatura própria, para ajudar a fortalecer a irmandade.
Em 1962, foi publicado o livreto branco, Narcóticos Anônimos.
Mas a irmandade ainda tinha pouca estrutura, e os anos sessenta, foram uns períodos de luta.
O número de membros cresceu rapidamente por um tempo, e em seguida, começou a diminuir. Logo ficou clara a necessidade de um direcionamento mais específico.
NA demonstrou sua maturidade em 1972, quando foi aberto, em Los Angeles, um Escritório Mundial de Serviço (World Service Office – WSO). O WSO trouxe a unidade necessária e um senso de propósito para a Irmandade.
O primeiro grupo de Narcóticos Anônimos do Brasil estabeleceu-se em 1985, no Rio de Janeiro. Existiam porém desde 1976, grupos como o mesmo propósito e que utilizavam a literatura de NA em suas reuniões.
Em 1990, estes grupos se uniram à irmandade mundial de NA.
Existem, hoje, no Brasil, mais de 1200 reuniões semanais e cada vez mais os grupos de NA se espalham pelo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário