segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Anabólicos Esteróides

O anabólico esteróide é basicamente, o hormônio sexual masculino e possui a propriedade, entre outras, de fixar as proteínas, retendo nitrogênio e água mesmo em organismos debilitados. Com isto, há um aumento da massa muscular, estruturada basicamente através das proteínas e, logicamente, um aumento de força.


1. Conseqüência da utilização de anabólicos:

Embora não haja dúvida entre os pesquisadores de que realmente os anabólicos esteróides influem no aumento de performance de atletas, especialmente aqueles que atuam nas modalidades de força e potência, é também evidente que o uso continuado, em ciclos extensos e com pequeno intervalo, de doses altas de anabólicos, produz graves danos à saúde.
Para analisar as conseqüências danosas dos anabólicos esteróides, devemos dividir este tópico em três áreas distintas:

a. O anabólico e o atleta de sexo masculino;
b. O anabólico e o atleta de sexo feminino;
c. O anabólico e o atleta adolescente.


2. Utilização de anabólicos em adultos do sexo masculino:

a. Na esfera sexual:

* Aumento da libido;
* Atrofia testicular;
* Aumento da mama;
* Acne;
* Modificação do tom de voz.


b. No fígado:

* Disfunção hepática;
* Tumores benignos de fígado;
* Tumores malignos de fígado.


c. No sistema cardiovascular:

* Aumento da pressão arterial;
* Aumento do colesterol de baixa e alta densidade.


d. No aparelho locomotor:

* Aumento de rupturas de tendão;
* Aumento de fraturas ósseas.


e. Na área psicológica:

* Aumento da agressividade;
* Comportamento anti-social.
* Tendência a suicídio.


Os esteróides em atletas adultos de sexo masculino podem ser encontrados:

* Na área hormonal ocorre uma diminuição da testosterona endógena por um efeito de realimentação do sistema de comando de produção, comandado pela hipófise.

* Os testículos sofrerão atrofia, com a conseqüente diminuição da produção do esperma, seguida de uma diminuição da testosterona endógena após três semanas de uso de anabólicos esteróides para menos de 10% de sua taxa normal.

* Como conseqüência da diminuição de produção de testosterona endógena, mesmo com o aumento de hormônios exógenos, haverá um aumento de estrogênio, que será responsável pelo surgimento de uma mama de tipo feminina no atleta, um processo altamente doloroso e incômodo.

* Os demais processos da esfera sexual, como a acne, a mudança para um tom de voz mais grave e o aumento da libido, acompanha o aumento exógeno da taxa hormonal.



3. Utilização de anabólicos em adultos do sexo feminino:


Alterações na esfera sexual:

* Masculinização;
* Aumento e redistribuição de pêlos;
* Aumento do cltóris;
* Modificação do tom de voz;
* Alteração do fluxo menstrual.

* A masculinização é caracterizada por uma redistribuição do tecido adiposo, assumindo a mulher um padrão típico do homem, com desaparecimento dos seios e diminuição do perímetro do quadril, além de uma diminuição no tom de voz, bem como uma redistribuição de pêlos, com surgimento muitas vezes de buço e barba.

* Na genitália externa, ocorre um aumento do clitóris que é geralmente irreversível enquanto os ciclos menstruais começam a sofrer alterações, tendendo a atleta a uma amenorréia secundária, a modificações hormonais. Da mesma forma que o aumento do clitóris, a modificação do tom de voz é também irreversível, não retornando ao normal mesmo com supressão do anabólico.

* Em crianças e adolescentes, a conseqüência mais importante é a consolidação precoce das cartilagens de crescimento, no caso da utilização dos anabólicos esteróides, o que motiva a interrupção do processo de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário