segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Coordenador de Comunidades Terapêuticas

* O Coordenador de uma Comunidade Terapêutica deverá ter no mínimo 5 (cinco anos) de sobriedade, e vivência do Processo Terapêutico na CT; ter Curso de Capacitação para tal função; não estar respondendo a nenhum processo jurídico; se casado bom marido e pai exemplar; se solteiro um comportamento que não o comprometa nem a instituição que porventura esteja representando como funcionário.

* Seu comportamento deverá ser o mesmo dentro ou fora da instituição. Isto quer dizer que os residentes de uma CT deverão espelhar-se nele para alcançarem a tão sonhada sobriedade.

* Um atributo que deverá ter o coordenador de CT, é de ser persuasivo e estrategista. Articulado, bom orador (falar e se expressar com facilidade), ser capaz de estimular, entusiasmar e persuadir com sua forma de expressão. A linguagem é a sua melhor ferramenta.

* Deverá ser capaz de manter conversas sociais (pequenos bate- papos) com qualquer pessoa e nunca lhe faltarem palavras. Estar atualizado em todos os sentidos. Ser empático, capaz de reconhecer e compreender o ponto de vista e preocupações dos outros, “ver” a situação através da ótica de outras pessoas, ter entendimento intuitivo de seus semelhantes. Possuir habilidade (aptidão) para motivar, estimular, persuadir e “vender” (a mensagem do Programa de Recuperação).

* Deverá obter resultados trabalhando com e através das pessoas – um trabalhador de equipe, um formador de equipes. Deverá ser extrovertido, misturar-se bem, relacionar-se com pessoas novas com facilidade, efetivo com grupos e pessoas... companhia agradável, falar muito bem em público. Delegar autoridade, ativamente interessado no desenvolvimento de pessoas e da organização.Um comunicador e “vendedor” de intangíveis... vender o que não existe (vender os benefícios e não o produto)... emocionalmente estimular e motivar as pessoas, ser bom político, sem ser hipócrita. Pessoas com este comportamento não costumam serem pegas de surpresa por atos/fatos, agem proativamente.

* Deverá ter Orientação Altruísta, ou seja, ser uma pessoa que tenha a convicção de que o mais importante seja “promover o valor que os outros tem”. Assim, motivadas pelo desejo de contribuir em tudo o que for possível para a realização pessoal dos demais, será possível descobrir o que há de melhor neles.
Particularmente quando a Extroversão é o fator mais alto, aliado a Agilidade na combinação, deverá tornar-se muito fluente, falar rápido – com volume. Seu estilo de expressão deverá ser animado, entusiasta e otimista. Convencer e motivar.
Deverá ter ênfase na iniciativa, ser auto- iniciador, ter impulso competitivo para conseguir que as coisas sejam feitas. Ter resposta rápida... Assumir riscos, ter senso de urgência, ser ambicioso por resultados. Ter impulso e ação para resultados, e também impaciente com rotinas e atrasos.O estimulo da agilidade deverá enfatizar suas qualidades como seguidor de regras, consciencioso, completo, preciso, particularmente preocupado com a precisão dos detalhes e com a “regra”. Deve ser uma pessoa que se preocupa. Não dever delegar detalhes facilmente e ser forte no acompanhamento dos mesmos. Rígido sobre pontualidade, correção, etc.

* Deverá ser impaciente por resultados, e também ser um auto-iniciador, bom companheiro de equipe, aquele que une não o que separa; e ainda ter bastante auto-confiança para tomar decisões sob pressão. Suas decisões deverão ser, consistentemente tomadas, de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa, e dentro de seu limite de autoridade e responsabilidade já definidos. Sob este aspecto, e em geral, ser completamente precavido e deverá consultar seus superiores antes de tomar decisões ou atitudes em situações não-familiares, para as quais não exista nenhum direcionamento prévio através de políticas da empresa.

* Deverá sentir-se bem e seguro com grupos ou quando faz novos contatos, deverá ser gregário, extrovertido, e estar sempre vendendo num senso comum, possuir uma particular habilidade para treinar e desenvolver o melhor nas pessoas, e sentir-se orgulhoso em contribuir, para o sucesso do negócio. Deverá delegar autoridade e detalhes, e cuidadosamente os acompanhará de perto. Deverá pressionar os outros por resultados, usando seu lado persuasivo de uma maneira amiga e solícita. Não confundir maneira amiga, persuasiva e solícita, com “manipulação”. E ainda, aprender e reagir rapidamente... Trabalhar num rítmo muito mais rápido do que a média. Lidar com detalhes rapidamente e com exatidão,
Principalmente, aplicar o Regulamento da Comunidade Terapêutica, cumprindo à risca todos os artigos e parágrafos, sem privilegiar ou fazer acepção de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário