segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Grupo Terapêutico

1) Objetivo:
Elaboração de dificuldades pessoais relacionadas com o presente do indivíduo, visando a ajudá-lo a melhorar sua vida de relações. A experiência mostra a importância de se reunir dependentes químicos em grupos homogêneos, ou seja, só de dependentes químicos.

2) Tamanho do Grupo:
De 4 até 20 elementos, considerando-se que o tamanho do grupo dependerá de seus objetivos. Um grupo que tenha como objetivo a manutenção da abstinência pode ser maior, mas quando se propõe a manter a abstinência e melhor adaptar seus membros o número limita-se ao máximo de 10 recuperandos.

3) Técnica:
A técnica que parece ser usada pela maioria dos especialistas em dependência química é a terapia suportiva, onde o mais importante é o contínuo confronto entre o que o indivíduo diz estar vivendo e o que o grupo percebe ser a realidade.

4) Contrato Terapêutico:
Quando o grupo é formado por internos de uma CT, o contrato entre estes e o terapeuta poderá ser verbal, ficando definido horários, local das sessões, objetivo do tratamento através da psicoterapia de grupo, prazo para tratamento, nenhum segredo com os membros do grupo, sigilo com pessoas estranhas ao grupo.

5) Alta:
A prática indica que não se deve dar alta com menos de 9 meses de internação na CT e abstinência, período este em que o indivíduo deverá estar readaptado ao ambiente familiar e social, bem como em boas condições de saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário