segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GOx - Grupo Oxford

Em 1860 é fundada uma organização religiosa chamada Oxford.
Esta organização era uma crítica à Igreja da Inglaterra e seu objetivo era o renascimento espiritual da humanidade.
Originalmente chamada de Associação Cristã do I Século, acabou mudando o nome em 1900 para Moral Rearmement.
Este grupo, conhecido como “Grupo de Oxford”, buscava um estilo de vida mais fiel aos ideais cristãos, encontrando-se algumas vezes na semana para ler e comentar a Bíblia e, comprometiam-se reciprocamente a serem “honestos”.
Em 1931, Roland Hazard, banqueiro e ex-Senador, membro de uma família de muitos recursos financeiros de Connecticut, alcoólatra assumido, viajou a Zurique para tratar de seu problema com o Dr. Carl Gustav Jung.
Nos anos seguintes ele ficou sob os cuidados de Jung; teve períodos de melhoria, mas sempre recaiu.
Jung o avisou, em 1934, que sua única esperança era uma experiência espiritual ou religiosa – uma conversão, uma profunda mudança da personalidade.
Seguindo as orientações de Dr. Jung, Roland retorna aos EUA e passa a freqüentar um dos Grupos de Oxford de seu país, e através de seu "sincero desejo de se libertar do alcoolismo, boa-vontade e perseverança", conseguiu parar de beber.
Esse movimento religioso esteve no Brasil a partir dos anos 50 com o nome de Rearmamento Moral e sua figura mais proeminente era o Marechal Juarez Távora.
Os Grupos Oxford queriam modificar o mundo modificando as pessoas, e utilizavam o que consideraram métodos dos primeiros cristãos, para esse fim.

Os “Cinco Princípios” desse grupo eram:
1) Honestidade;
2) Pureza;
3) Amor;
4) Falta de Egocentrismo e,
5) Ministério (fazer o bem desinteressadamente).

Estes Cinco Princípios representam a base do Programa dos Doze Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário