segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Comentário sobre a Espiritualidade na CT.

Analisando estes escritos de Pe. Haroldo, deduzimos que a Espiritualidade na Comunidade Terapêutica, deverá estar centrada nos Doze Passos dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos pela espiritualidade que em si trazem.
Percebe-se uma grande influencia da Espiritualidade Inaciana na redação dos Doze Passos. Talvez seja porque Pe. Ed. Dowling, S.J. tenha colaborado diretamente na elaboração dos mesmos fundamentando-se nos EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE STº IGNÁCIO DE LOYOLA.

Jim Harbaugh. S.J., na contra-capa de seu livro OS 12 PASSSOS E OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS, assim escreve: “Muitas pessoas em recuperação descobrem que o caminho espiritual que iniciaram com os 12 Passos leva a outros caminhos, às vezes surpreendentes, e pode até mesmo levá-las a querer explorar o caminho que Ignácio encontrou quase quinhentos anos atrás. Da mesma forma, pessoas que fizeram os Exercícios Espirituais podem, subseqüentemente, achar que precisam dos 12 Passos”.

Harbaugh, diz que o método de seu livro será de começar com o texto mais antigo, os Exercícios, e traduzi-lo pouco a pouco para a linguagem dos 12 Passos. Como acontece com qualquer tradução, isso pode levar mesmo alguém que conheça a versão mais antiga a uma nova apreciação do texto. E os recém-chegados à recuperação podem vir a perceber que essa sabedoria muito antiga é tão relevante para eles e para suas lutas como na época em que foi concebida. Este é o ponto: Com os 12 Passos, o AA se conectou a um filão de sabedoria espiritual existente há milênios. Os Exercícios Espirituais são um veio nesse filão. E nós podemos e devemos explorá-lo.

Se buscamos o DESPERTAR ESPIRITUAL, através da Espiritualidade Inaciana, devemos nos lembrar que numa Comunidade Terapêutica, interagimos também com a natureza, os mundos animal, vegetal e mineral.. Pois como laborterapia, temos as atividades de horticultura, cuidado com os animais, mexemos com fogo, terra, ar, água, etc. Desta forma também devemos cultivar a espiritualidade de São Francisco de Assis, que além de Padroeiro dos Alcoólicos Anônimos, é também considerado o Santo da Ecologia.

Se observarmos com atenção veremos que tanto Ignácio de Loyola, Francisco de Assis, Bill e Bob tiveram algo em comum. Todos eram mundanos. Todos chegaram a um Fundo-de-Poço pessoal. Francisco não consegue ser um valente cavaleiro durante as Cruzadas e abre mão de sua condição de um próspero comerciante em Assis; Ignácio também é ferido durante uma batalha e passou por um longo período de reabilitação, onde tendo um DESPERTAR ESPIRITUAL, renuncia a sua vontade que era de fazer carreira militar e também torna-se um servo de Deus; Bill arrasado financeiramente pela quebra da Bolsa de Valores, com poucas qualificações para emprego entra num ciclo de bebida e internações hospitalares. Foi durante uma destas internações que o mesmo teve uma experiência mística e também deixa-se converter a um novo estilo de vida, que futuramente influencia o Dr. Bob a também mudar de comportamento.Todos passaram por momentos difíceis que os trouxeram à Luz, pela Conversão. Isto é todos tiveram um Fundo-de-Poço, ou melhor tiveram um Fundo-de-Posso. Todos atenderam de uma forma um tanto sofrida, ao chamado de Deus para a sua missão. Tomaram a decisão de entregar suas vontades e suas vidas nas mãos de Deus, na forma em que O concebiam, conforme o Terceiro Passo do AA.

Fiel aos ensinamentos de Pe. Haroldo, conhecendo os Exercícios Espirituais de Stº Ignácio, seguidor do estilo de vida de São Francisco, e também a exemplo de Bill de Bob, um dependente químico concluo que este deve ser o Processo de Conscientização e Formação na Comunidade Terapêutica.


Sérgio Vianna
Coordenador Técnico de CT'S
FEBRACT-DC3/98-CAMPSP

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