segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Grupo Operativo

"Não é um termo utilizável para se referir a uma técnica específica de coordenação de grupos nem de um tipo determinado de grupo, em função de um objetivo, como poderia ser grupo terapêutico, grupo de aprendizagem ou grupo de discussão, mas se refere a uma forma de pensar e operar em grupo, que pode se aplicar à coordenação de diversos tipos de grupos".
(1957 – Enrique Pichón Revière)

Existem, portanto, grupos operativos terapêuticos, familiares, de aprendizagem, de reflexão, entre outros.

* Conjunto de pessoas com um objetivo comum o qual tentam abordar, operando como Equipe. Supõe a necessidade de que os membros do grupo realizem um trabalho ou tarefa comum a fim de alcançarem seus objetivos. Tal tarefa se constitui, portanto, em um organizador dos processos de pensamento, comunicação e ação que se dão em e entre os membros do grupo. Ainda que seja de forma casual todo o grupo se reúne para “fazer” algo; cada membro coopera em alguma atividade de acordo com suas capacidades individuais, esta cooperação é voluntária.

* Instrumento de trabalho, método de investigação, que cumpre além disso, uma função terapêutica. Em qualquer de seus múltiplos campos de aplicação, aponta como objetivo identificar os obstáculos que a tarefa oferece ao grupo, portanto o grupo deve estar centrado na tarefa específica que se propõe realizar.

* Deve ser:
DINÂMICO – REFLEXIVO – DEMOCRÁTICO

O Grupo Operativo é definido como um conjunto restrito de pessoas, ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas pela mútua representação interna, cujo objetivo final é a execução de uma tarefa, seja de forma explícita ou implícita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário